Passar ou não passar (a roupa a ferro), eis a questão!!!

Graças à minha condição de artista e artesão eu tenho possibilidade de trabalhar em casa. Isso facilita muito a vida apesar da necessidade de uma alta dose de disciplina. E por uma questão de consciência eu exerço varias tarefas caseiras como cozinhar, que eu gosto muito, e lavar as roupas e as louças por exemplo. Outras funções são divididas entre os filhos e a esposa que trabalha fora mas que ajudam, ela e os filhos, na organização e limpeza da casa. A faxina pesada corre por conta de uma diarista quinzenal.

E por essa condição especial eu tenho oportunidade de observar e desenvolver alguns procedimentos que geram alguma economia financeira e, de quebra, ajudam a manter as reservas naturais do planeta.

Uma delas é sobre as roupas lavadas. Muita gente faz questão das roupas passadas a ferro, nada contra, mas tem gente que não se incomoda e prefere uma economia de dinheiro e também de tempo. Para essas ultimas eu tenho uma dica bem legal. Descobri quando usava muito a secadora por causa das roupas das crianças, quando elas eram crianças… rs…

Acontece que o ciclo da secadora é esquentar, secar e depois esfriar a roupa, porque? … pensei!! Então pesquisando, descobri que as fibras quando secas a certa temperatura e depois esfriadas ficam mais macias e esticadas, portanto menos amassadas. Eis o segredo!!

Então bolei um método sustentável para imitar a ação da secadora, e aqui vai para quem tiver condições e vontade de usá-lo.

Eu lavo as roupas logo pela manhã e estendo numa área coberta no fundo do quintal. As roupas secam na sombra, mas sob a ação do calor do dia. Então, e é aqui é que mora o segredo, deixo-as estendidas até o dia seguinte recebendo o ar frio da noite. Com isso elas ficam muito mais lisas e macias, algumas prontas para usar e outras muito fáceis de passar.

Esse método economiza muito tempo e recursos deixando a natureza ajudar você. Uma secagem de roupas sustentável por assim dizer.

É essa a formula! É muito simples não!!!

Se você gostou e tem condições de praticá-la, ótimo! … a natureza agradece!! Se não serve para você por qualquer motivo, tudo bem!! … o importante é ter consciência ecológica constante tentando sempre minimizar o impacto ambiental no planeta, da forma que nos for possível.

Se você experimentar e tiver mais alguma dica, me fala!

_MG_6849

1 comentário em “Passar ou não passar (a roupa a ferro), eis a questão!!!Adicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *